| Assine via RSS

03 agosto, 2008

Sensacionalismo do G1: Caso Inglesa Morta

| |

De acordo com a Wikipedia, sensacionalismo é: "geralmente o nome dado a um tipo de postura editorial adotada regular ou esporadicamente por determinados meios de comunicação, que se caracteriza pelo exagero, pelo apelo emotivo e pelo uso de imagens fortes na cobertura de um fato jornalístico. Exagero de tal fato exibido com muitas cenas emotivas e de certa forma generalizando o tema exibido.". E é assim que o site G1 está se comportando ante a esse caso, mostrando tudo aquilo que sempre costumam falar da emissora.

É claramente perceptível que trata-se de um caso de barbárie extrema [Eu sei, eu vi as fotos, infelizmente], e por ter sido cometido contra uma vítima de origem estrangeira, acaba ganhando notoriedade natural, devido a questões diplomáticas delicadas entre os dois países, como o transporte do corpo e outras coisas. Porém tais fatos não justificam a exploração até a última gota do assunto. No total somam pelo menos 20 artigos até a publicação desse post. Estes cheios de apelos emotivos, claramente visando chocar o leitor e despertando a curiosidade pelo mórbido.

Com certeza não há necessidade para tomar esse tipo de atitude em relação a notícia. O G1 possui ótimos jornalistas e profissionais de comunicação em geral, produzindo artigos muito bons, os quais compõem boa parte das notícias que leio. Portanto, pra que essa imprensa marrom? Eles já possuem grande visitação, não há o que justifique tal exploração.

Fonte: [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] [12] [13] [14] [15] [16] [17] [18] [19] [20]

0 comentários: