| Assine via RSS

24 novembro, 2007

Manaus: uma cidade segura (ou ao menos chique)

| 0 comentários |

Se você anda pelo trânsito de Manaus e é um tanto quanto observador, então você já reparou que existem várias "bolas" espalhadas em postes, perto das vias públicas. Pois é, eu deu uma googlada e achei do que se trata. Na verdade, trata-se de um projeto da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) que entrou em vigor dia 20 de Setembro de 2006, com 100 câmeras instaladas e funcionando até o final daquele ano, e com o objetivo de instalar mais 300 câmeras, assim cobrindo todas as zonas geográficas da cidade.
Algumas coisas nesse projeto da SSP me chamaram muito a atenção. Primeiro, um investimento muito útil no combate a violência e a criminalidade, fatores estes crescentes na cidade de Manaus. Segundo, a tecnologia presente nas câmeras é muito interessante. Foram necessários mais de 100 km de fibra óptica para a conexão da câmeras, estas com alta resolução de imagem, capazes de giro de 360 graus e zoom de até 180 vezes. Isso sem falar na captação de imagens de noite ou quando as condições de luz não são favoráveis, pois possui um sistema de visão noturna que transforma a imagem em preto e branco, capturando-a na mesma qualidade da colorida. E o mais legal (nem tanto para os motoristas) é que ainda é semelhante ao "corujinha", pois existem aplicativos no software das câmeras que emitem sinais para a tela do monitor que alertam o operador sobre alguma anormalidade, como o excesso de velocidade cometido por um motorista. E não adianta reclamar, tudo fica gravado no banco de dados. Todas essas tecnologias são de ponta, que com certeza envolvem Visão Computacional, sendo refrência nacional nesse campo.
Pra quem diz que política é só malandragem (EU!), taí uma prova do contrário.
Não sei enquanto a vocês, mas depois de ler essa reportágem eu me senti um besta que não sabe o que acontece na sua própria cidade. Que Londres, que São Paulo que nada! Manaus é mais chique (e segura)!

Para mais informações:

http://www.ssp.am.gov.br/noticia.php?xcod=2718 (Secretaria de Segurança Pública)

http://www.enw.com.br/ (Empresa responsável pela implantação das câmeras)

http://en.wikipedia.org/wiki/Computer_vision (Visão Computacional)

19 novembro, 2007

Google & 23andMe

| 0 comentários |


Bom, primeiramente, gostaria de agradecer ao comentário do post anterior, e respondendo a pergunta. Eu toco razoavelmente mais ou menos, não gosto de dizer que toco bem ou que sou músico, porque apenas reproduzo. Mas quanto a criar arranjos, mande ai por e-mail a proposta, a música, guitar pro ou sei lá o que, contanto que eu possa ver o que posso fazer.


Mudando um pouco de assunto, uma notícia muito interessante que vi nos últimos tempos foi o lançamento da empresa 23andMe, cuja idealizadora é a esposa do cara do Google (Sergey Brin) Anne Wojcicki. A proposta da empresa é fazer uma completa varredura no DNA dos doadores o que, basicamente, mas..... o que dá pra fazer com o DNA mesmo? A resposta é simples, muita coisa.
A descoberta da posição de cada gene no genoma, além de sua composição e função no organismo, seria a chave para o diagnóstico e a cura de muitas doenças
tais como Alzheimer, Hipertensão, Obesidade, Artrite reumática, Osteoporose, Cancro do cólon, Doenças Cardiovasculares, Doença de Parkinson, Calvície, entre outras. Bem, em resumo, podemos dizer com esse mapeamento podemos evitar, curar ou ao menos monitorar de forma a amenizar cerca de 20 doenças mais comuns ligadas aos genes, doenças essas as quais são responsáveis pela morte de 80% da população. Isso sem falar que é possível se prever traços hereditários e construção da sua árvore genealógica. Mas a pergunta é, você doaria seu DNA assim na boa? É invevitável cogitar no fato da empresa Google estar responsável por armazenar esses dados, mas caso sim, como ficariam as portas da esperança? E programas "Ratinho-like", que tinham como seu climax o teste de paternidade, irão sumir? Enfim, só o futuro dirá, e eu não vejo problema nenhum no Google olhar minha saliva, se eu tivesse U$ 999 eu mandaria a minha.

ps: para os medrosos de agulha aqui vai o aviso, o DNA é coletado da saliva.

04 novembro, 2007

Primeiro Post

| 1 comentários |

Já faz algum tempo que estou querendo montar um blog sério (mais ou menos), principalmente depois que meuprofessor orientador na faculdade ofereceu-me um projeto na área de Recuperação de Informação em Blogs, se é que posso resumir assim. Depois disso, vi-me praticamente obrigado a entrar nesse meio tanto como usuário quanto como observador do mesmo, porque não adianta eu querer resolver o problema daqueles que o tem, se eu não os conheço (os problemas) de perto. Seria o mesmo que um secretário de transportes, que nunca pegou um ônibus às 6 da tarde passando pela Zona Leste, querer resolver os problemas das superlotações no transporte coletivo. Afinal, o trânsito para a Ponta Negra não é tão ruim. Mas é assim mesmo, faço questão de "me autoalienar-me a mim mesmo sozinho" quando se diz respeito a política, não sei nem quem é Renan Calheiros.

Mas sim, vamos ao que interessa. Eu to de olho nesse teclado(foto) muito bom, som muito foda e capacidades que vão além das minhas nobres habilidades como tecladista. Um Korg TR 76, bom, Korg, preciso falar nada.
Infelizmente, a banda a qual me dediquei por mais de um ano chegou ao fim. Agora estou procurando novos horizontes musicais.... Papo, to entrando numa banda nova porque as músicas são fáceis, todos gostam, o shows dão dinheiro (não posso mentir), e o pessoal é gente fina. Apesar de que o pessoal da minha banda antiga(Heavy Metal) é gente fina, todos tocavam muito bem, mas fazia tempo que a harmonia não era constante nos ensaios. E o principal de tudo é que pra mim música é um hobby, meu negócio mesmo é computação, e pra quem conhece o pessoal da ex-Behind Mirror sabem que são todos profissionais, estudam música (faculdade mesmo!!! Teoria e prática!), espero que tenham muito sucesso, sempre terão meu apoio.

Bom, este foi o primeiro post. Nos Posts posteriores tentarei abordar assuntos mais relevantes