| Assine via RSS

15 abril, 2008

Diga adeus a sua carteira!

| |


É isso mesmo... a Nokia acaba de lançar seu modelo Nokia 6212, um celular que possui uma função já muito utilizada em certos países orientais, o qual com certeza será bem vinda no Ocidente....

Para simplificar a história, o que esse celular tem de bom?

Simples, ele tem uma tecnologia chamada de Near Field Communication (Campo de Comunicação Próximo), ou simplesmente NFC, que é basicamente uma tecnologia que trabalha numa comunicação sem fio de alta frequência para curtas distâncias, que permite a transmissão de dados a curtas distâncias (em torno de 10 cm) entre dois aparelhos. Mais ou menos como o Bluetooth, mas com um tempo de set-up entre aparelhos menor, isto é, ao invés de passar por um processo complicado de configuração como o do Bluetooth, a conexão pode ser feita usando o NFC.

E a carteira?

Então... o Nokia 6212 pode ser utilizado como ticket de passagem ou para pagamentos via celular. Seus usuários podem guardar informações de seus cartões de crédito no celular e acessar suas contas online diretamente do aparelho. Para usar o aparelho nestes fins é requerido que o usuário se cadastre no serviço, juntamente com a instalação de uma aplicação que garantirá a segurança, confirmando a transação através de um código. O que não torna tão perigoso a perda do aparelho.

Resumindo...

Acessando uma Tag NFC, o usuário pode realizar transferências de informações de outros aparelhos, como arquivos de áudio, dados de agenda, pagar contas, etc... basta colocá-lo perto do aparelho receptor... simples né?

ps: isso sem contar nas utilidades de praxe dos celulares de hoje em dia como, conexão 3G, MP3 player, rádio FM stereo, câmera de 2 MPixels, e etc...

0 comentários: