| Assine via RSS

24 novembro, 2007

Manaus: uma cidade segura (ou ao menos chique)

| |

Se você anda pelo trânsito de Manaus e é um tanto quanto observador, então você já reparou que existem várias "bolas" espalhadas em postes, perto das vias públicas. Pois é, eu deu uma googlada e achei do que se trata. Na verdade, trata-se de um projeto da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) que entrou em vigor dia 20 de Setembro de 2006, com 100 câmeras instaladas e funcionando até o final daquele ano, e com o objetivo de instalar mais 300 câmeras, assim cobrindo todas as zonas geográficas da cidade.
Algumas coisas nesse projeto da SSP me chamaram muito a atenção. Primeiro, um investimento muito útil no combate a violência e a criminalidade, fatores estes crescentes na cidade de Manaus. Segundo, a tecnologia presente nas câmeras é muito interessante. Foram necessários mais de 100 km de fibra óptica para a conexão da câmeras, estas com alta resolução de imagem, capazes de giro de 360 graus e zoom de até 180 vezes. Isso sem falar na captação de imagens de noite ou quando as condições de luz não são favoráveis, pois possui um sistema de visão noturna que transforma a imagem em preto e branco, capturando-a na mesma qualidade da colorida. E o mais legal (nem tanto para os motoristas) é que ainda é semelhante ao "corujinha", pois existem aplicativos no software das câmeras que emitem sinais para a tela do monitor que alertam o operador sobre alguma anormalidade, como o excesso de velocidade cometido por um motorista. E não adianta reclamar, tudo fica gravado no banco de dados. Todas essas tecnologias são de ponta, que com certeza envolvem Visão Computacional, sendo refrência nacional nesse campo.
Pra quem diz que política é só malandragem (EU!), taí uma prova do contrário.
Não sei enquanto a vocês, mas depois de ler essa reportágem eu me senti um besta que não sabe o que acontece na sua própria cidade. Que Londres, que São Paulo que nada! Manaus é mais chique (e segura)!

Para mais informações:

http://www.ssp.am.gov.br/noticia.php?xcod=2718 (Secretaria de Segurança Pública)

http://www.enw.com.br/ (Empresa responsável pela implantação das câmeras)

http://en.wikipedia.org/wiki/Computer_vision (Visão Computacional)

0 comentários: